Em ação contra aids, perfis pedem “sexo sem limites” em aplicativos de relacionamento

Com o objetivo de chamar a atenção para a importância do uso da camisinha em relações sexuais, o Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (09/02), uma divertida ação de prevenção nos aplicativos de relacionamento Tinder e Hornet. Usando perfis falsos de três rapazes e duas moças, eles procuravam parceiros dispostos a terem relações sexuais “sem frescura e sem limites”, como informavam na descrição de cada perfil.

Ao interagirem com “Alana”, “Nathalia” ou “Paulo”, na mesma hora o interessado recebia uma mensagem alertando sobre a importância do sexo com proteção: “É difícil saber quem tem HIV. Se divirta, se proteja”, alertavam. A campanha visa alertar os jovens que não se sensibilizam com campanhas tradicionais. Dentre as mais de mais de 2 mil respostas para os cinco perfis falsos, no Rio, Brasília e Salvador, alguns não hesitaram e responderam que fazem sexo sem proteção. Outros disseram que “precisavam conhecer a pessoa antes”. Assim que informados de que se tratava de uma ação do governo, a reposta foi positiva. Enquanto uns agradeciam, outros admitiram que precisavam fazer o teste.

“Os jovens de hoje não têm mais a visão da dramaticidade que foi a epidemia de HIV na população. Precisamos chegar ao público jovem, tanto o hétero como o homossexual, numa linguagem direta, que convoque jovens e adolescentes a usar camisinha, fazer o teste e, se der positivo, iniciar o tratamento. É preciso usar esta linguagem nos meios de comunicação que essa geração se utiliza, onde ela tem suas relações, forma suas convicções de vida”, disse o atual ministro da Saúde Artur Chioro, durante a divulgação da Campanha de Prevenção às DST e Aids do Carnaval 2015, no Rio de Janeiro. Confira abaixo o vídeo da ação.

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!