Arrasou na make?! Dermatologista dá dicas de cuidados com a pele para drag queens

DragQueenMaquiagem

O universo das drag queens comumente é associado ao glamour. Roupas, sapatos, cabelo, unhas, acessórios e maquiagem – muita maquiagem. Você coloca na equação horas de preparação, excesso de tempo maquiada e, muitas vezes, aquela preguiça de limpar o rosto após a noite, e pronto: tem o ambiente ideal para prejudicar a saúde da sua pele.

A drag carioca Natasha Fierce, por exemplo, conta que em uma montação chega a usar até dez produtos diferentes. Pensando nisso, o Pheeno foi atrás de descobrir os perigos e cuidados com a pele que uma drag queen deve ter, com ajuda da doutora Fabiana Gregório, dermatologista da clínica InCorpore, centro de estética referência em Copacabana.

A maquiagem é prejudicial à pele?!

O problema é o excesso de maquiagem, o uso diário e falta de cuidados. “É muita agressão”, alerta Fabiana. “É extremamente importante tomar cuidados antes e após o uso da maquiagem, para evitar danos”. Danos esses que incluem envelhecimento da pele, dermatites de contato (alergias), manchas, ressecamento, pele sem brilho, cravos e acne. “A maquiagem, além de conter muita química, fecha os poros da pele, evitando que ela respire”, conta ela. E a falta de limpeza ainda pode fazê-la acumular resíduos extremamente prejudiciais.

Quais cuidados devo ter antes de passar maquiagem?

“Antes de colocar a maquiagem, é necessário limpar bem o rosto com sabonete adequado para o seu tipo de pele, usar hidratante e filtro solar”, afirma Fabiana. De acordo com a dermatologista, o protetor solar também deve ser usado a noite, pois a luz artificial causa danos assim como a luz solar, porém em menor escala.

E na hora de tirar a maquiagem?

É essencial remover todos os produtos. “Jamais durma com maquiagem! É indicado começar a limpeza usando demaquilante líquido sem álcool, pois os com álcool podem provocar alergias, adequado para seu tipo de pele. Após tirar o excesso, lavar com sabonete e passar um tônico facial. Usar água termal também é indicado nessa hora. Finalize com hidratante e pode descansar sem neuras”, explica.

Quais cuidados com a barba?

Os homens que trabalham como drag queens enfrentam o processo de depilação da barba com frequência, o que, em alguns casos, pode gerar irritações como a foliculite – aquelas inflamações na raiz do pelo. “Trocar a lâmina de barbear com frequência é importante. Use-a sempre no sentido do crescimento do pelo e nunca ao contrário. Caso as irritações persistam, procurar uma dermatologista é o mais indicado”. A depilação a laser é uma ótima pedida, pois retarda o crescimento dos pelos.

E a questão da qualidade dos produtos?

Muitas vezes, pelo preço elevado das marcas boas, produtos de qualidade duvidosa são utilizados. Tome cuidado! Quando se trata de base líquida, escolha aos não comedogênicas, pois elas não tapam os poros. “Não adianta ser somente oil free, é preciso atentar à questão da comedogenicidade para evitar cravos e espinhas”, diz a doutora. “Na pré-maquiagem, um primer de boa marca também dá um reforço na preservação da pele”, completa.

E você, tem alguma dica que funciona no seu dia a dia na hora de cuidar da pele?! Compartilhe com a gente nos comentários! 😉

O Pheeno.com.br é um portal de notícias, estilo de vida e entretenimento LGBT do Rio de Janeiro, antenado também em tudo que acontece de importante para o segmento no Brasil e no mundo!