Fotógrafa discute masculinidade em livro com 100 fotos de pênis

Depois de mostrar a realidade do corpo feminino retratando diversos seios de mulheres, a fotógrafa britânica Laura Dodsworth lança agora o projeto “In Manhood: The Bare Reality” (Na Masculinidade: A Realidade Nua e Crua, em português), em que explora o conceito da masculinidade ao fotografar os pênis de 100 homens.

Além das imagens, Laura aborda assuntos que giram em torno do universo masculino, trazendo relatos dos homens que toparam mostrar seus corpos às câmeras. “Era muito confortável fotografar mulheres, porque eu sabia o que aquilo significava para mim. Mas eu notei que precisava ouvir as histórias dos homens para poder entender a masculinidade”, contou a fotógrafa ao jornal britânico Metro.

Sobre os ‘escolhidos’ para o projeto, Laura revela que tudo aconteceu de forma natural. “Eu pedi para todo mundo que eu conhecia. E essas pessoas pediram para todo mundo que conheciam e assim foi. Me aproximei também de alguns grupos específicos, como os de câncer de próstata, naturistas, etc”, comentou. Durante todo o processo, Laura percebeu que os homens também se sentem inseguros com relação aos seus corpos.

Entre diversos relatos que ouviu, a fotógrafa se recorda de um que a deixou extremamente emocionada. “Existe uma história de um homem que teve câncer no testículo duas vezes. Ele teve a notícia de que sobreviveria, mas no mesmo momento sua mãe descobriu que tinha um câncer incurável. Ele carregava muita culpa por estar sobrevivendo, além de ter que curar sua própria experiência. Eu chorei muito”, relatou.

Confira um vídeo (em inglês) sobre o projeto

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!