Bebê terá documento sem identificação de sexo para ‘decidir gênero quando crescer’

Um bebê canadense de oito meses é provavelmente o primeiro caso no mundo de recém-nascido que recebeu um cartão de saúde sem um identificador de gênero. O cartão de saúde da criança terá um “U” no espaço reservado para “sexo”, letra que simbolizará “indeterminado” ou “não atribuído”.

Kori Doty agora está tentando omitir o gênero de Searyl Atli também da certidão de nascimento. Seu progenitor Kori Doty – uma pessoa transgênero não binária que não se identifica com pronomes nem no masculino nem no feminino – afirma que quer dar oportunidade ao filho de descobrir seu próprio gênero.

“Eu estou educando Searyl de forma que ‘eles’ tenha um senso de si e domínio do vocabulário para me dizer quem ‘eles’ é, eu ‘os’ reconheço como um bebê e estou tentando dar todo o amor e apoio para ‘eles’ ser uma pessoa completa ao máximo, fora das restrições acompanhadas pelas determinações de menino ou menina”, afirmou Kori à “CBC”.

Algumas províncias, como Ontario e Alberta, estão revendo suas políticas para incluir uma terceira opção nos documentos, o gênero não-binário. Kori, contudo, que é integrante da Coalisão de Identidade sem Gênero no Canadá, foi além em seu pedido judicial, já que argumentou para não incluir opção alguma na certidão de seu bebê.

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!