Deputados aprovam Dia Estadual do Orgulho e Cidadania LGBT, no Rio

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em primeira discussão, nesta quarta-feira (18/10), a criação do Dia Estadual do Orgulho e Cidadania LGBT. O projeto foi elaborado pelo deputado Carlos Minc (sem partido). A data será comemorada no dia 28 de junho.

“Nós fizemos essa proposta sete anos atrás e ela vai a voto agora. É importante, porque foi a força das manifestações de rua, as maiores do país, mais de um milhão de pessoas em São Paulo, 800 mil do Rio, que fizeram os direitos avançar, sobretudo no STF, aonde foi reconhecida a parceria homoafetiva”, afirmou Minc.

O parlamentar afirmou que o Rio precisa planejar ações e políticas públicas pela erradicação da homofobia, dispondo de uma data oficial de celebração em todo o Estado. O projeto de lei de 2010 chegou a ser arquivado no final em 2011, mas retornou após ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa e agora aguardará para voltar à pauta em votação definitiva.

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!