Transexual é retirada algemada de banheiro público feminino no Rio: “Me senti humilhada”

A transexual Dany Coluty foi retirada algemada por guardas municipais de um banheiro público feminino na noite de terça-feira (16/07), na Praça Antônio Raposo, em Araruama, na Região dos Lagos do Rio. Um vídeo publicado pela própria Dany em um perfil nas redes sociais mostra o momento em que três guardas — dois homens e uma mulher cis — a expulsam do banheiro.

De acordo com Dany, ela foi abordada dentro do banheiro por uma guarda que pediu para ela se retirar do local. Como se recusou a sair, outros guardas foram chamados. Segundo Dany, um dos homens agiu de forma agressiva e chegou a ser agredida. “Eu estava na praça e fui ao banheiro, que sempre usei. Desde criança”, contou Dany em entrevista ao jornal O Globo.

“Quando eu estava lá uma guarda municipal veio falar comigo com um tom arrogante, pediu para eu me retirar e disse que o meu lugar era o banheiro masculino. Como me recusei, chegou um guarda com um tom agressivo, me xingando, tentando me agredir. Disse que ali não era o meu lugar, que se eu não saísse por bem iria sair na marra”, continuou.

Dany contou ainda que um dos guardas chegou a puxar o seu cabelo para que ela se retirasse do banheiro. Ela conta que revidou a agressão e, por conta disso, foi levada para a 118ª DP (Araruama). “Me senti tão humilhada e agredida que revidei. A praça estava cheia, com crianças, idosos e pessoas de todo tipo. Alguns tentaram me defender. Se não tivesse ninguém o guarda ia socar a minha cara”.

Segundo a secretaria de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil do município foi aberto um processo administrativo para apurar os fatos. De acordo com a secretaria, Dany foi autuada por desacatar os guardas civis e que “cabe esclarecer, que a Guarda Civil de Araruama preza pela igualdade de direitos, repudiando qualquer tipo de ato discriminatório”.

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!