Justiça determina que Jair Bolsonaro apague vídeos sobre falso “kit gay”

Nesta segunda-feira (15/10), o Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) determinou a retirada de vídeos do Facebook e do Youtube em que Jair Bolsonaro (PSL) faz críticas ao livro “Aparelho Sexual e Cia.”, citando-o como se fosse o tal “kit gay“. As informações são do Estadão Conteúdo.

Na ocasião, Bolsonaro afirma que a obra integraria material a ser distribuído a escolas públicas na época em que seu concorrente Fernando Haddad (PT) comandava o Ministério da Educação. No vídeo em questão, Bolsonaro se refere ao material como “o livro do PT”, e afirma que ele detém “uma coletânea de absurdos que estimula precocemente as crianças a se interessarem pelo sexo”. No entender do candidato, o livro seria “uma porta aberta para a pedofilia”.

Em nota, o Ministério da Educação (MEC) já afirmou em diversas oportunidades que não produziu nem adquiriu ou distribuiu “Aparelho Sexual e Cia.”, esclarecendo que o livro é uma publicação da editora Companhia das Letras publicada.

O ministro Carlos Horbach, do TSE, afirmou: “É igualmente notório o fato de que o projeto ‘Escola sem Homofobia’ não chegou a ser executado pelo Ministério da Educação, do que se conclui que não ensejou, de fato, a distribuição do material didático a ele relacionado. Assim, a difusão da informação equivocada de que o livro em questão teria sido distribuído pelo MEC gera desinformação no período eleitoral, com prejuízo ao debate político, o que recomenda a remoção dos conteúdos com tal teor”.

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!