Presidente de associação que ajuda estrangeiros LGBT sofre agressão homofóbica em Paris

O presidente da associação Urgência Homofobia, Guillaume Mélanie, que ajuda estrangeiros LGBT que sofrem perseguição em seus países de origem, foi golpeado no rosto na terça-feira (16/10) em Paris. Ele denunciou a agressão homofóbica – a quarta em menos de um mês – e uma investigação foi aberta.

A denúncia ficou por conta do comissariado do 1° distrito de Paris, de acordo com uma fonte judiciária. A agressão aconteceu por volta de meia noite em frente a um restaurante, no centro da capital, de acordo com Guillaume Mélanie, que publicou no Twitter uma foto de seu rosto ferido. “Estávamos festejando a obtenção de uma permissão para ficar no território por um dos estrangeiros da associação. Estávamos no meio da calçada e um homem nos empurrou violentamente”, explicou a vítima.

“Eu pedi calma e um outro homem, que estava com ele, disse ‘Você é uma bicha suja, tem que ser queimado’, e me deu um soco”, afirmou Guillaume Mélanie. “É preciso que nossas reclamações sejam ouvidas. Do contrário, o sentimento de impunidade vai perdurar”, disse. Guillaume Mélanie contou à radio France Inter que seus amigos, todos homossexuais, fizeram uma barreira de proteção entre ele e seu agressor.

“O que me dá pena é que eu estava com um dos refugiados, que partiu da Rússia porque ele estava ameaçado de morte. Ele chega na França, em Paris, e vê o presidente de sua associação ser agredido. É intolerável”, diz. “Devemos recebê-los e dizer que, enfim, eles estão num país livre, que as agressões terminaram. Mas agora, não sei mais o que vou poder dizer aos próximos”, lamenta Benjamin Gautier, que também faz parte da Urgências Homofobia.

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!