‘Pracinha dos Gays’: cidade da Bahia inaugura praça com temática LGBT

A orla da cidade de Madre de Deus, na região metropolitana de Salvador, ficou mais colorida e cheia de vida. Isso porque o local ganhou em março deste ano o seu primeiro espaço público com a temática LGBT. Batizada de “Pracinha dos Gays”, o espaço foi criado para dar visibilidade e fomentar o debate sobre a comunidade LGBT no município.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), Madre de Deus tem território de 32 km² e uma população estimada em mais de 20 mil pessoas. Conforme a prefeitura, a pracinha LGBT é uma das 21 que o município tem. Antes de receber o nome inusitado, o local era conhecido como “Praça dos Veranistas” ou “Praça dos Veteranos”, no entanto, nunca teve um nome oficial.

Após decidir reformar o espaço no ano passado, a prefeitura optou por assumir o apelido dado pelos moradores. Fez uma votação em suas redes sociais e o nome Pracinha dos Gays foi escolhido por 73% dos participantes da enquete, superando “Vale das Cores” e “O Vale”. O espaço foi entregue em abril deste ano e, desde então, tem dividido opiniões. Contudo, segundo o prefeito da cidade, Jeferson Andrade (PP), o respeito impera e a praça se tornou um dos lugares mais frequentados da cidade.

“Existe sempre os debates de quem concorda e quem discorda, afinal vivemos em um país que ainda é muito marcado pela rigorosidade, mas a praça agradou grande parte da população. Apesar de ser uma das menores, a praça é uma das mais movimentadas da cidade. As pessoas criaram um sentimento de pertencimento”, disse Jefferson ao G1.

No coreto, são realizados eventos de discussão sobre a temática e sobre outros assuntos, como a causa social. O prefeito ressalta ainda que, mesmo com o nome que tem, a praça é aberta para toda população. Com respeito, todos são bem-vindos no local. “A população, sobretudo a juventude, abraçou a ideia de homenagear a liberdade de orientação sexual. Queremos que esta praça seja um espaço para todos os moradores”.

Ver essa foto no Instagram

Com mais de 73% dos votos válidos os internautas decidiram pelo nome “Pracinha dos Gays”, local que está passando por reforma pela Prefeitura de Madre de Deus. Além do nome “Pracinha dos Gays”, o ambiente também é conhecido como “Praça dos Veranistas”, ou “Praça dos Veteranos”, no entanto, nunca teve um nome oficial. . Por esse motivo, a Prefeitura, através da Assessoria de Comunicação (ASCOM), realizou uma enquete nas redes sociais durante uma semana perguntando aos internautas qual seria o nome oficial da praça. As sugestões foram: “Pracinha dos gays”, “Vale das Cores”, “Vale” ou Outros. . A nova praça será inaugurada em breve e contará com novas pinturas, coreto, sistema de iluminação, jardinagem, irrigação, dentre outros. . #Compromissodetodos

Uma publicação compartilhada por Madrededeusba (@madrededeusba) em

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!