“Eu sou doente?”, pergunta senador gay a homofóbico Augusto Aras sobre carta contra união LGBT

O subprocurador Augusto Aras foi questionado nesta quarta-feira (25/09) pelo senador Fabiano Contarato (Rede-ES) sobre o fato de ter assinado uma carta redigida pela Associação Nacional dos Juristas Evangélicos (Anajure) que defende o casamento como união somente entre homem e mulher e também a chamada “cura gay”.

Segundo o G1, o questionamento foi feito durante sabatina à qual Aras foi submetido na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Ele foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para ser o novo procurador-geral da República, no lugar de Raquel Dodge, cujo mandato se encerrou no último dia 17. Nesta quarta-feira, o Senado aprovou a indicação.

Contarato, que é assumidamente gay, perguntou a Aras durante a sabatina: “O senhor não reconhece a minha família como família? Eu sou doente?”. O subprocurador justificou a assinatura do documento da associação evangélica dizendo que não leu “imediatamente” a carta da entidade. Ele afirmou que reconhece a família de Contarato e que não acredita em “cura gay”.

“Posso dizer que respeito muito Vossa Excelência, tenho amigos que têm casamentos homoafetivos”, disse o sabatinado. “E nem acredito em cura gay”, completou. O subprocurador se disse um estudioso de culturas. “Não posso deixar de compreender fenômenos culturais e humanos”, afirmou.

“A minha única ressalva é de ordem formal. Eu me sentiria muito mais confortável com uma legislação, uma norma constitucional, em que eu não leia nessa Constituição homem e mulher, e sim pessoa, cidadã, cidadão”, declarou.

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!