Designer britânico cria kit para autoteste do vírus HIV feito de plástico reciclado

Hans Ramzan, um designer britânico, lançou um kit de autoteste para HIV feito de plástico reciclado, que permite as pessoas testarem em si mesmas sem viajar para a clínica mais próxima.

Batizado de CATCH, a ferramenta é uma solução barata para países pobres, que tem pouco investimento em saúde pública. “O HIV é a principal causa de morte em mais de 90% dos países em desenvolvimento”, diz Ramzan para o site Casa.com.

“Dois milhões e meio de pessoas são infectadas com HIV todos os anos. Devido a muitos fatores externos, que geralmente estão fora do controle individual, as pessoas geralmente vivem com o HIV despercebidas até que ele se transforme em AIDS – o estágio final. Esse dispositivo de baixo custo permite fácil extração de sangue com indivíduos que desejam verificar se eles têm HIV”, diz.

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!