HBO lança série sobre vida de Santos Dumont, mas não aborda sua possível homossexualidade

É como dizem, na duvida, não falem, nenóm?!

No dia 10/11 foi ao ar o primeiro episódio do novo seriado da HBO, que contará a história do pai da aviação Santos Dumont.

HBO lançou no dia 10/11 sua nova produção brasileira “Santos Dumont”, uma minissérie que dramatiza a vida do inventor Alberto Santos Dumont, considerado o pai da aviação, protagonizada pelo ator João Pedro Zappa, que precisou de cinco meses de aulas intensivas de francês para participar da produção.

A pré-produção demorou quatro anos, onde os roteiristas Pedro Mota Gueiros e Gabriel Mariani Flaksman fizeram uma pesquisa extensa entre as várias biografias e textos escritos pelo aviador, porém, segundo eles, não encontraram nenhuma informação concreta sobre a sexualidade do inventor.

“A gente conversou com muitas pessoas e, de fato, todo mundo tem uma opinião diferente. Alguns escreveram que ele era gay, outros falaram que tinha namoradinhas entre as vedetes francesas, outros que ele morreu virgem. E talvez haja uma quarta opção, que é tudo isso ao mesmo tempo. Mas isso não é importante na nossa história, que é muito mais sobre um cara que tem esse desejo [de inventar], mas tem dificuldades também”, comenta Estevão Ciavatta, um dos diretores da série.

“Ele é um personagem muito misterioso, enigmático. Acho que isso que o torna tão interessante. Os sentimentos humanos são tão imprevisíveis, tão difíceis para ele, que eu acho que ele preferia focar a atenção dele em outro lugar, onde ele se sentia mais à vontade”, diz Fernando Acquarone, outro diretor da trama.

Embora haja essa quase lenda de que Santos Dumont fosse homossexual (um assunto que provoca curiosidade desde o século 19), o seriado vai focar na sua história profissional e intelectual com inventor de diferentes maquias e objetos, sendo alguns deles essenciais até os dias atuais, como o relógio de pulso.

O seriado conta com 6 episódios, que contarão da ascensão à morte do aviador, que é considerado por muitos como pai do avião, do dirigível, do chuveiro de água quente, entre outras invenções.

Arquiteto, DJ, VJ, Produtor de Eventos e redator colaborador de conteúdos sobre diversidade LGBTI+ do portal Pheeno.com.br! #MandaAssunto