Governo do Estado do Rio promove mutirão histórico de doação de sangue LGBTQ+

O Governo do Estado do Rio de Janeiro promoverá uma ação inédita e histórica para doação de sangue, em celebração ao dia 28 de junho, Dia Mundial do Orgulho LGBTQ+. Após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizando a doação e aceitação do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH), através da Subsecretaria de Promoção, Defesa e Garantia dos Direitos Humanos e o Programa Rio Sem Homofobia realizarão uma grande campanha de doação de sangue LGBTQ+ em três municípios fluminenses.

A campanha acontecerá nos municípios do Rio de Janeiro, Volta Redonda e Barra Mansa, entre os dias 29 de julho e 03 de junho, seguindo as recomendações de proteção contra o novo coronavírus. De acordo com Thiago Miranda, Subsecretário Estadual de Promoção, Defesa e Garantia dos Direitos Humanos, é um momento histórico e inédito, mas é importante que todas as recomendações sejam seguidas, para preservar a segurança de todos.

“Estamos vivendo um marco histórico para toda a comunidade LGBTI. Doar sangue e salvar vidas sempre foi um desejo de muitos, mas a barreira do preconceito sempre foi um obstáculo. Derrubamos essa barreira e vamos juntos promover essa campanha. Entretanto, vivemos um momento delicado no país e precisamos seguir as orientações. Participem deste momento, mas usem máscara e respeitem o distanciamento”, alertou Thiago.

Segundo Fernanda Titonel, Secretária responsável pela SEDSODH, durante o mês de junho também é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue (dia 14 de junho) e a realização desta campanha histórica a torna ainda mais significativa.

“Também no mês de Junho, celebra-se o Dia Mundial do Doador de Sangue e nada mais simbólico que aliar as duas datas para a realização de uma grande campanha de doação de sangue. Fiquem atentos aos impedimentos para doação e também às orientações para participação. Estejam conosco neste importante momento para todo o Estado”, disse Fernanda.

De acordo com a Secretaria, devido à pandemia, a campanha seguirá todas as orientações de segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS). Serão aceitas apenas 20 doações por dia, que devem ser marcadas com antecedência nos três municípios nos quais o mutirão será realizado. Veja quais são os locais, horários e telefones para o agendamento da doação em cada cidade:

Rio de Janeiro
Data: 29 de junho a 3 de julho
Horário: 8 às 15 horas*
Local: Banco de Sangue Herbert de Souza – Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE)
Endereço: Boulevard 28 de Setembro, 109, Vila Isabel
*Por conta do isolamento social, as doações serão realizadas mediante agendamento pelo telefone (21) 2868 8134

Barra Mansa
Data: 29 de junho
Horário: 7 às 11 horas*
Local: Banco de Sangue da Santa Casa de Barra Mansa
Endereço: Rua Pinto Ribeiro, 205 (anexo à Santa Casa)
*Por conta do isolamento social, as doações serão realizadas mediante agendamento pelo telefone (24) 3323-1918

Volta Redonda
Data: 30 de junho a 3 de julho
Horário: 7 às 13 horas
Local: Hospital São João Batista
Endereço: Rua Nossa Senhora das Graças, 235, Colina
*Por conta do isolamento social, as doações serão realizadas mediante agendamento pelo telefone (24) 3339-4242

Vino

https://www.facebook.com/djvinorj

Arquiteto, DJ, VJ, Produtor de Eventos e redator colaborador de conteúdos sobre diversidade LGBTI+ do portal Pheeno.com.br! #MandaAssunto

Você vai curtir!