Facebook se reunirá com drag queens para debater política de nomes

Uma notícia animadora para as drag queens que tiveram problemas com seus nomes artísticos no Facebook recentemente! A rede social aceitou se reunir com representantes da comunidade em São Francisco, nos Estados Unidos, para debater a política de identidade da companhia, que exige que seus usuários utilizem seus nomes que constam no documento de identidade.

O encontro, que acontece nesta quarta-feira, foi marcado após grande pressão da comunidade transgênera e após a drag queen Helinka ter sua conta na rede social apagada por não usar seu nome de nascença. Um protesto contra a “política de nomes reais”, que estava marcado para acontecer ainda nesta semana em frente à sede da empresa na Califórnia, foi adiado por hora.

Dois importantes representantes da luta pelos direitos dos transgêneros nos Estados Unidos, a drag queen Sister Roma e o político David Campos, membro da junta de supervisores do condado de São Francisco, comemoraram a abertura da rede social para o diálogo. “Ótimas notícias! O Facebook aceitou nosso convite para ter um diálogo com as drag queens e os membros da comunidade transgênero que são afetados por sua política”, comentou David em sua página.

“Essa é uma vitória histórica para a comunidade, e nós decidimos adiar nosso protesto e dar a eles a chance de, proativamente, mudar sua política e manter a segurança de seus usuários e autenticidade para todos”, escreveu Sister Roma.

1910633_1434135950206656_2719351296336172810_nNo Brasil, a drag Rebecca Foxx também foi afetada pelas regras do Facebook e conta que se sentiu reprimida. “Pra mim, eles fizeram um ultimato ‘ou você usa seu nome do seu RG ou você vai ser excluído da rede social’. Isso é um absurdo! Não estou usando meu perfil pra nada ilegal ou errado, é meu direito de me expressar”, desabafa. Sobre a possível mudança, a carioca comemora: “Agora eles estão tendo noção do problema que criaram desnecessariamente. Todas as outras redes sociais permitem colocar nome artístico”. Nós do Pheeno estamos na torcida para mais essa conquista da comunidade LGBT. 😉

Redação Pheeno

O Pheeno.com.br é um portal de notícias, estilo de vida e entretenimento LGBT do Rio de Janeiro, antenado também em tudo que acontece de importante para o segmento no Brasil e no mundo!

Você vai curtir!