Homem processa Grindr por fazer sexo com menor: “o app falhou ao verificar a idade”

Um homem acusado de abuso sexual e colocar em perigo o bem estar de uma criança está processando o Grindr! A alegação é que o aplicativo de pegação gay falhou ao verificar a idade de um garoto de 13 anos que ele molestou e, segundo ele, acreditava ter 18 anos.

O caso aconteceu em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Segundo o acusado William Saponaro Jr, ele marcou um encontro com o adolescente e outro homem para fazer sexo em 21 de junho de 2012! Saponaro, em seu depoimento, disse que o outro adulto envolvido no caso afirmou que o adolescente já tinha 18 anos, e nem questionou a informação por saber que o Grindr tem um termo de uso que restringe a criação de perfis de pessoas menores de idade.

Saponaro diz que só veio descobrir que o garoto só tinha 13 anos uma semana depois. O processo ainda tramita na Justiça americana mas, se condenado, o homem pode pegar 20 anos de prisão.

No processo contra o Grindr, Saponaro diz que o app é responsável porque a empresa agiu negligentemente ao falhar na hora de verificar a idade do menor. Ele afirma que o aplicativo é diretamente responsável por sua prisão por ele “acreditou que o menor tinha 18 anos ou mais”.

Além disso, ele ainda alega que o aplicativo gerou “estresse emocional” ao longo de todo o processo. E quer ser ressarcido por isso! Em resposta, o Grindr diz que não tem responsabilidade no caso de Saponaro porque ele nem alega que é um usuário do serviço, já que afirma que quem usava a rede social era o outro adulto envolvido no caso.

No início de 2014, um caso similar chamou atenção das autoridades com a prisão do ator pornô gay Mike Dozer após transar com um menor de idade. Ele também acusou o app pela falha na verificação da idade de seus usuários, dizendo que isso contribuiu na sua prisão!

Thiago Araujo é editor-chefe e criador do Pheeno! Referência no cenário pop LGBTQIA+ nacional, o carioca de 30 anos é jornalista e empresário do ramo do entretenimento, além de agitar as pistas como DJ mundo afora!