Cientistas descobrem mecanismo que explica “cura espontânea” do HIV!

Um grupo de cientistas franceses descobriram um mecanismo genético que parece ter levado dois homens infectados pelo HIV -vírus causador da AIDS- a experimentar uma “cura espontânea”. Eles dizem que a descoberta pode levar a novos tratamentos para a doença. Um dos pacientes carregava o vírus há mais de 30 anos, enquanto o mais jovem há três.

Segundo os pesquisadores, o vírus permaneceu em suas células do sistema imunológico, mas foi inativado porque seu código genético tinha sido alterado, de acordo com as pesquisas. A evolução parece estar relacionada ao aumento da atividade de uma enzima comum chamada APOBEC. “Estimular essa enzima pode ser uma alternativa para os novos infectados. Eles podem ter uma chance de se curarem espontaneamente”, comentaram os cientistas

Conduzido pelo grupo de cientistas do “France’s Institute of Health and Medical Research” (Inserm), todo o trabalho foi publicado no jornal Clinical Microbiology and Infection. Didier Raoult, investigador do INSERM e coautor do estudo, disse que “a descoberta representa um novo caminho para a cura”. Seria o início de uma possível cura?!

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!