Ministério da Saúde lança campanha de prevenção a AIDS para os dias de carnaval

Na hora de se prevenir cotra doenças sexualmente transmissíveis e contra o vírus da AIDS, a camisinha é o método mais eficaz, mas na hora H, muita gente acaba deixando de lado o preservativo. Como já mostramos por aqui, a taxa de novas infecções pelo vírus da Aids teve aceleração de 11% entre 2005 e 2013 no Brasil. Aqui, 150 mil pessoas não sabem que estão com a doença. E não adianta! O carnaval é a época em que as pessoas se jogam.

Por isso, a Prefeitura do Rio, através do secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, e do coordenador especial da Diversidade Sexual, Carlos Tufvesson, lança a campanha de prevenção de DSTs/Aids para o carnaval do Rio deste ano, “A AIDS não tem cara e não tem cura – Use camisinha”. A campanha visa à conscientização da população sobre o uso de preservativos e a quebra de estereótipos para prevenção. A campanha contará com 129 mil cartazes em quatro versões, 315 mil folders explicando e um vídeo para a TV. Ela visa à conscientização da população sobre o uso de preservativos e a quebra de estereótipos para prevenção.

De acordo com a Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Prática na População Brasileira (PCAP), 45% da população sexualmente ativa dos brasileiros não usaram camisinha nas relações sexuais casuais nos últimos 12 meses, sendo que 94% sabem que a camisinha é a melhor forma de prevenção às DST e AIDS. Atualmente, 400 mil pessoas estão em tratamento. A hashtag #PartiuTeste, será usada como estratégia de utilizar a linguagem típica da faixa etária, a população jovem em geral, travestis e jovens gays. Faça o teste em uma unidade do SUS! Ele é rápido, gratuito, seguro e sigiloso. Se der positivo, comece já o tratamento. #PartiuTeste!

Assista ao vídeo de divulgação:

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!