Cientistas acreditam que zika possa ser transmitido por meio de sexo oral

manual-de-sexo-oral

Como você já comentamos aqui no Pheeno, sexo com penetração é um possível meio de transmissão do zika vírus! Além disso, pesquisadores levantaram a hipótese de que o vírus também seja transmitido por beijo ou por sexo oral, como foi publicado pelo “The New England Journal of Medicine” na última quinta-feira (02/06).

A constatação surgiu após a análise de um caso na França, em que um homem de 46 anos infectou a parceira de 24 anos. Ele esteve no Rio de Janeiro no dia 10 de fevereiro, onde apresentou os sintomas da doença. Ao voltar para Paris, o homem se relacionou com a companheira sete vezes. Pesquisas já apontavam a transmissão sexual do vírus, mas o paciente alegou que não ejaculou quando fez sexo vaginal com a companheira, apenas quando fez sexo oral.

Após o aparecimento dos sintomas, ambos fizeram o teste para o zika. No organismo masculino foram encontrados grandes quantidades do vírus no sêmen e na urina, mas nada no sangue e na saliva. Já na mulher, detectou-se o zika na urina e na saliva, além de anticorpos para o vírus no sangue. O material vaginal não apresentou infecção.

Diante disso, os pesquisadores acreditam que a provável transmissão foi pelo sexo oral. “Não podemos excluir a possibilidade da transmissão não ter ocorrido pelo sêmen, mas por outros fluídos biológicos, como secreções pré-ejaculatórias ou saliva”, escreveram.

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!