Homofobia pode ser possível tema da redação do Enem 2016

enem-homofobia-redacao-pheeno-capa

Nos dias 05 e 06 de novembro acontece a aplicação das provas no ENEM 2016! Capaz de deixar até o mais estudioso e esforçado dos candidatos nervoso, a redação sempre gera preocupação. Assim, além do cuidado com a gramática, a ortografia e a construção de um raciocínio lógico e coerente ao longo do texto, é imprescindível que os alunos possuam conhecimento e opiniões formadas sobre o assunto abordado.

Pensando nisso, o site “Novos Alunos” criou uma lista de oito possíveis temas de redação para o ENEM que são fortes candidatos a caírem na prova deste ano. Entre eles, está a “homofobia”! Acredite você ou não, mas o Brasil ainda é um país que convive com a homofobia. Todos os anos, milhares de pessoas são agredidas, humilhadas e até mesmo mortas única e exclusivamente por sua orientação sexual.

10_5

Segundo o Grupo Gay da Bahia, que monitora as mortes por meio de notícias na mídia, quase 1.600 pessoas morreram em ataques motivados por LGBTfobia nos últimos 4 anos e meio. Ainda de acordo com o levantamento, uma pessoa gay ou transgênero é morta quase todo dia neste país de 200 milhões de habitantes.

Em artigo divulgado pelo The New York Times em julho desse ano, o jornal norte-americano afirma que o Brasil vive hoje uma epidemia de violência contra homossexuais que transformou o país no lugar mais perigoso do mundo para lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros. Como igualdade de tratamento e direitos são assuntos que vêm sendo cada dia mais debatidos, a homofobia pode sim surgir como tema para a redação.

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!