Espécie de peixe é capaz de mudar de sexo ao menos 20 vezes por dia

peixe-troca-de-sexo-pheeno-capa

Uma equipe de pesquisadores do Instituto de Pesquisa Tropical Smithsonian no Panamá descobriu uma espécie de peixe capaz de mudar de sexo várias vezes por dia. A descoberta aconteceu enquanto o grupo explorava uma recife de corais no Caribe.

A espécie, chamada Chalk Bass, havia sido marcada com cores individuais de modo que seu comportamento pudesse ser registrado pelos cientistas durante o período de desova, de acordo com informações da National Geographic. Nativo do Caribe, o caso do peixe em questão sugere que ele não tenha mais do que 8 centímetros de comprimento e possa trocar de papeis sexuais com seu parceiro até 20 vezes por dia!

O peixe usa uma estratégia reprodutiva conhecida como “negociação de ovo”, na qual subdivide sua quantidade diária de ovos em “pacotes” e alterna papéis sexuais com o seu parceiro, acasalando ao longo de uma sequência de desovas. De acordo com Mary Hart, ecologista evolutiva da Universidade da Flórida, nos EUA, e autora principal do estudo, os indivíduos raramente produzem mais de dois “pacotes” de ovos consecutivamente antes de mudar de papel para garantir a reciprocidade de seu parceiro.

Embora o hermafroditismo simultâneo não seja exclusivo dessa espécie, ele é raro, especialmente porque os peixes não são capazes de se auto fertilizarem. A frequência com que trocam de papeis sexuais é, de acordo com Hart, especialmente incomum e misteriosa.

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!