
Inaugurada no mês de dezembro na Vila Mariana, na zona sul de São Paulo, uma hamburgueria vem chamando a atenção da clientela. Inspirada em uma lanchonete da Califórnia, a Castro Burger recebe seus clientes com um “altar”, onde há imagens de ídolos da comunidade gay!
Cher, Ney Matogrosso, Elke Maravilha, David Bowie e Laverne Cox –atriz transexual da série “Orange is the New Black”, são alguns dos atros LGBTs que aparecem na casa voltada ao público gay. Mas heterossexuais também são bem-vindos, segundo os donos. O mesmo vale para o quadro de funcionários: há gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e heterossexuais.


“Nossa proposta é de um ambiente sem preconceitos. Queremos promover a diversidade. E a nossa convivência tem sido uma ótima experiência”, diz Fausto Almeida, 40, um dos sócios. Almeida, que é gay, foi quem concebeu o conceito da hamburgueria.
Ele compartilhou sua ideia de negócio com o amigo Luiz Felipe Granata, 30, com quem trabalhava em produção de eventos, e viraram sócios. Juntos, investiram cerca de R$ 400 mil. A partir de janeiro de 2018, pretendem levar a empresa a outros lugares por meio de franquias.
Doações para portadores de HIV
Além de fazer parte da decoração, o “altar” com ídolos gays é um local onde os clientes podem depositar ofertas em dinheiro. Segundo os donos do bar, esses recursos serão doados a cada três meses para a casa Brenda Lee, que dá assistência a portadores do vírus HIV.
Os porta-copos e jogos americanos serão renovados a cada três meses com desenhos de artistas convidados. A primeira é a ilustradora Negahamburguer, conhecida por trabalhos que tratam da violência de gênero e outros preconceitos.













