SP: Restaurante exclui casal gay de promoção e é alvo de boicote

Uma promoção de Dia dos Namorados acabou irritando clientes e seguidores do restaurante Keukenhof Sushi Bistrô, de Araraquara, interior de São Paulo. O motivo?! Homofobia! Na publicação, o restaurante deixa bem claro que a promoção funciona apenas para casais formados por homem e mulher!

“Lembrando que a promoção do rodízio casal (homem e mulher) continua valendo de segunda a quinta no mês de fevereiro”, anuncia o restaurante. Um dos frequentadores do local, o estudante Matheus Minale, questionou se um casal não pode ser formado por dois homens e duas mulheres e a resposta da página foi “não”, o que revoltou LGBTs e até heterossexuais. Ao G1, o dono do estabelecimento, o empresário Fernando Carvalho, disse que o ocorrido não passou de um mal entendido.

“Mais da metade da clientela do restaurante é composta pelo público LGBT. Infelizmente a imagem do restaurante foi prejudicada diante da repercussão do post”, disse. Ainda segundo Fernando, a oferta anunciada era para unir os valores cobrados de uma promoção individual para homens e mulheres, já que o valor para homens sempre foi maior. Uma nova promoção foi criada e preço, que antes era R$ 109,90, agora passou a ser de R$ 119,90 para todos que levarem um acompanhante, independente do sexo.

Em nova publicação, o restaurante voltou a informar que não tem nenhum preconceito, que não resolveu muito, já que página foi tirada do ar logo em seguida. A Assessoria de Políticas LGBT de Araraquara orientou o dono do restaurante sobre as penalidades pela prática de discriminação por orientação sexual, com base na Lei estadual 10.948/2001. De acordo com a lei, instituições e empresas podem ser responsabilizadas e receber multa, advertência ou perder a licença de funcionamento.

Em sinal de protesto, dois estudantes decidiram organizar um protesto em forma de “beijaço”, em frente ao restaurante no dia 17 de fevereiro, às 20h.

Confira…

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!