Quem tem uma vida sexual ativa é mais produtivo no trabalho, mostra estudo

Não é aquele cafezinho que vai te ajudar a ser mais produtivo no trabalho. De acordo com um estudo norte-americano, ter uma vida sexual saudável aumenta a satisfação e o engajamento das pessoas no ambiente de trabalho.

Para entender melhor essa relação entre sexo e produtividade, pesquisadores da Universidade Estadual de Oregon acompanharam a rotina de 159 trabalhadores casados. Durante duas semanas, os participantes tinham que responder questionários diários a respeito de sua atividade sexual, noite de sono e comportamento.

E o resultado não desapontou! Segundo a pesquisa, as pessoas que tinham relações sexuais na noite anterior, iam trabalhar com um humor melhor, o que contribuía com o nível de concentração e a satisfação com o seu trabalho. Os mesmos efeitos foram observados para homens e mulheres. Além disso, constatou-se que trazer para casa o estresse relacionado ao trabalho afeta negativamente a vida sexual dos empregados.

Para os pesquisadores, essa descoberta é um lembrete de que o sexo tem benefícios sociais, emocionais e fisiológicos. “A relação sexual desencadeia a liberação de dopamina, um neurotransmissor associado à região de recompensa do cérebro, assim como a oxitocina, que corresponde à interação social e ao apego. Isso torna o sexo um incentivador natural do humor, com efeitos que se estendem até o dia seguinte”, disse Keith Leavitt, professora da Faculdade OSU’s College of Business.

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!