Madri instala semáforos com imagens de casais gays para a Parada do Orgulho LGBT

A cidade espanhola de Madri instalou, na madrugada desta segunda-feira (05/06), semáforos com casais homossexuais em 72 cruzamentos dos 21 distritos da capital. A iniciativa é uma homenagem a Parada do Orgulho LGBT, que acontecerá na metrópole entre os dias 23 de junho e 2 de julho.

Os semáforos, que foram modificados apenas para pedestres, mostram imagens de casais homoafetivos de mãos dadas, e formam um coração no meio. No entanto, a iniciativa foi além – há também figuras de mulheres sozinhas e de casais heterossexuais, a fim de que a população reflita sobre a diversidade. “Madri tinha que ter esse reconhecimento nas suas ruas”, disse a prefeita Manuela Carmena, em entrevista ao “El País”. “Essas luzes, que são projetadas para cuidar dos cidadãos, tinham que refletir a diversidade da cidade”.

A Prefeitura da cidade investiu cerca de 21,7 mil euros na ação, que será permanente mesmo após o fim das comemorações do orgulho LGBT. Madri é a segunda cidade espanhola que adota medidas como essa. Além dos semáforos, serão instaladas faixas de pedestres com as cores do arco-íris. “É um ato de inclusão. Algo que nós, ativistas, estamos exigindo há muito tempo. Finalmente a prefeitura nos escutou”, disse Toni Poveda, coordenador da Federação Espanhola de Coletivos LGBT para o World Pride.

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!