Teste rápido para HIV começa a ser vendido em farmácias do Rio

A partir desta segunda (03/07), o primeiro teste de farmácia para detectar HIV registrado no Brasil – intitulado Action – chega às drogarias do estado do Rio.

Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em maio, o exame, que vai custar entre R$ 60 e R$ 70, é capaz de detectar a presença de anticorpos contra o vírus HIV a partir da coleta de gotas de sangue. Na prática, a embalagem vem com um líquido reagente, uma lanceta para furar o dedo, um sachê de álcool e um capilar (tubo finíssimo para coletar o sangue) e o resultado demora de 15 a 20 minutos.

De acordo com a Anivsa, o teste demonstrou sensibilidade e efetividade de 99,9%. Mas só pode indicar a presença do HIV após 30 dias do contato com o vírus por meio de uma relação sexual ou compartilhamento de agulha, por exemplo. Recomenda-se ainda que, em caso de resultado positivo, a pessoa faça um teste de laboratório.

Em caso de resultado negativo, o teste deve ser repetido após 30 dias e outra vez depois de mais 30 dias até completar 120 dias após a primeira exposição. Em São Paulo e Espírito Santo, o teste chega a partir da semana que vem. A previsão é de que até o fim de julho, o exame possa ser comprado em todo o território nacional.

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!