Transexual é humilhada por funcionários ao usar banheiro feminino de mercado

Uma mulher transexual de 27 anos, identificada como Kiara Vellano Damasceno, denunciou à Polícia Civil que foi ofendida ao ser chamada de “viado” por funcionários do supermercado Bompreço, após usar o banheiro feminino do estabelecimento localizado no bairro da Barra, em Salvador, na noite da última segunda-feira (25/09).

“Nunca aconteceu isso comigo. Eles me humilharam em público e me discriminaram. Eu fui tratada pior do que um cachorro vira-lata”, disse Kiara ao G1. Por meio de nota, a direção do mercado afirmou que “o respeito ao indivíduo faz parte dos valores da empresa, que não admite nenhuma forma de preconceito. O fato está fora dos procedimentos habituais da organização e os fatos serão apurados internamente”.

Fachada do supermercado Bompreço.

Kiara relatou que após ter usado o banheiro feminino, um funcionário a abordou falando que não deveria usar o local porque seria um homem. “Quando ele abordou foi super ignorante. Ele disse: ‘Você acha certo isso? Você é homem, você é viado, deveria usar banheiro masculino’”, conta.

O funcionário teria se juntado a outros dois colaboradores, que continuaram a ofendendo, chamando também de “viado”. Kiara diz que os clientes da loja se aglomeraram para olhar a confusão e apoiaram ela. “Quando eu tentei filmar, uma funcionária disse que ia me levar ao gerente. O gerente conteve eles [funcionários], porque queriam me agredir”, afirmou Kiara.

Kiara prestou depoimento na 14ª Delegacia Territorial, na Barra, na quarta-feira (27/09). A titular da unidade policial, Carmen Dolores, disse que o caso deve ser investigado como injúria. Ela notificou o Bompreço para que identifique os funcionários envolvidos, que devem prestar depoimento na próxima semana. Também foram solicitadas imagens das câmeras de segurança do estabelecimento.

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!