Ator acusa renomado diretor italiano de assédio e abuso sexual

Um ator norte-americano acusou o cineasta italiano Franco Zeffirelli, de 94 anos, de abuso sexual. Segundo Johnathon Schaech, 48, o diretor o molestou em 1993, durante as gravações do filme “Storia di una capinera”.

Em um relato em primeira pessoa à revista “People”, Schaech conta que Zeffirelli o havia cortejado no set do longa-metragem e tentado forçá-lo a fazer sexo oral. “Ele tentou me seduzir desde o começo. Dizia como eu era bonito, me contava histórias incríveis e o que eu devia fazer para ser um grande artista” diz. De acordo com o ator, Zeffirelli era “incrivelmente charmoso”. “Você pensaria que estava seguro naquela situação. Mas eu logo vi que não estava. Meus instintos me diziam para ficar longe dele”, acrescenta.

Segundo o relato de Schaech, o diretor italiano usava a desculpa de “ensiná-lo” para seduzir o ator e o levava para “lugares aonde ninguém podia ir”. “Eu me sentia abençoado, mas Franco bebia até os extremos e se tornava muito agressivo e abusivo, não apenas comigo”. Schaech diz que Zeffirelli tentava visitar seu quarto à noite, apesar de repetidas negativas, e, em certo ponto, passou a ser “verbalmente abusivo”, fazendo-o sentir que não sabia atuar nem fazer qualquer coisa direito.

“Uma noite, acho que quando estávamos em um hotel na Sicília, ele disse que ia a meu quarto. Daquela vez ele conseguiu pegar uma chave. Estava na cama, dormindo, e ele entrou no quarto. Ele parou do lado da cama e estava perto de minha cabeça quando acordei. Ele me pegou pelo rosto. Eu estava gritando ‘não’, e ele respondeu: ‘Temos que fazer isso’. Lembro de sentir seu bafo de uísque”, relata o ator.

Ainda segundo Schaech, todo o episódio durou 30 segundos, mas pareceu ter levado “quatro horas”. “Ele tentou me forçar a fazer sexo oral. Eu me lembro de pensar: ‘Deus, por favor, não'”, finaliza, chamando Zeffirelli de “predador”. De acordo com ele, a tentativa de abuso causou problemas com drogas e álcool e deixou seu mundo “confuso” por um longo tempo.

Resposta

A reação à denúncia veio do filho de Zeffirelli, Pippo, que afirma que a acusação é “falsa” e tem “sabor de uma verdadeira vingança”. “Os diretores têm estilos diversos e, quando precisam lidar com atores sem experiência, às vezes são mais exigentes”, diz.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!