
Alunos da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, denunciaram nas redes sociais, um caso de racismo e homofobia ocorrido na noite desta quarta-feira (21/03). Um banheiro feminino foi pichado com uma frase racista e contra lésbicas. A inscrição foi fotografada e levada à direção da instituição, que abriu sindicância para apurar o ocorrido.
Na porta do banheiro foram escritas, com letra em caixa alta, as frases: “fora sapatão’, “fora preta sapatão”, “odeio preto” e “fim das cotas”, em referência às cotas para estudantes negros. A aluna Layla Coelho Cassimiro foi quem procurou os responsáveis pela faculdade para que sejam tomadas medidas. Segundo ela, seu pedido imediato foi para que o banheiro fosse lacrado para “preservar a cena do crime”.
Aluna do 4º ano do curso de direito, Layla disse que esse caso foi a gota d’água, pois outras atitudes semelhantes de racismo já ocorreram na instituição. Segundo ela, os outros casos não foram devidamente apurados. “Isso já aconteceu outras três vezes e nada foi feito. Agora, vou até o fim. A faculdade é um espaço democrático, é um espaço nosso por direito e devemos lutar por isso”, disse a estudante em entrevista ao G1.
A estudante registrou um boletim de ocorrência digital e aguarda o posicionamento da Polícia Civil sobre o caso. A instituição de ensino informou, por meio de nota, que repudia o comportamento e que abriu sindicância para apurar o ocorrido.










