Japão faz história e elege primeira deputada transexual do país

O Japão elegeu a sua primeira deputada transexual. Trata-se de Ayako Fuchigami, eleita como integrante da Assembleia do Japão nas eleições locais realizadas no último domingo (07/04). “Quero retribuir àqueles que me apoiaram trabalhando duro para criar uma sociedade em que os LGBT possam ser ativos”, celebrou Fuchigami.

De acordo com o GayStarNews, grupos de direita do país tentaram impedir sua candidatura alegando que, segundo as leis do país, cidadãos trans devem passar por esterilização para mudar legalmente de gênero, algo que não havia sido comprovado por ela. Durante as eleições, Ayako fez campanha a favor do reconhecimento legal de casais do mesmo sexo. Ela pediu também uma estrutura que permita que os LGBT se envolvam mais na educação.

Fuchigami nasceu em Saga, na ilha de Kyasy, no sudoeste do Japão, e completou sua pós-graduação na Universidade Hokkaido. Em 2010, ela começou a trapalhar no governo japonês. Ela decidiu entrar na política depois do suicídio de uma colega. A deputada pretende mudar as atitudes da sociedade em relação à comunidade LGBT.

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!