Com beijo gay na capa, revista francesa discute homofobia no esporte

Neste sábado (04/05), a revista do jornal francês “L’Équipe” propõe um especial sobre homofobia no esporte, com o título “Beijem quem vocês quiserem”. A capa estampa uma foto de dois atletas de pólo aquático se beijando, personagens do filme “Les Crevettes Pailletées” (que significa “Camarões com lantejoulas”) e será lançado no cinema em 8 de maio.

A revista usa a cena do filme francês para mostrar que o gesto de amor não deveria chocar, e que a homofobia, na França e em outros países, é uma infração penal tanto na rua quanto no esporte. O especial, entre outros personagens, conta a história do jogador brasileiro de vôlei Michael dos Santos, que foi ofendido por torcedores durante a semifinal da Superliga de vôlei em 2011. O “L’Equipe” destaca que 420 mortes por homofobia foram cometidas no Brasil em 2018, considerado o país onde mais se assassina homossexuais no mundo.

Durante a reportagem, a revista lista alguns poucos atletas LGBTs assumidos, que têm feito a diferença nas suas respectivas modalidades. Alguns exemplos são: Laurence Manfredi, atleta francesa do arremesso de peso; ex-capitão da seleção de rúgbi do País de Gales, Gareth Thomas; o zagueiro da seleção australiana, Israel Folau e o ex-capitão da seleção francesa de futebol Patrice Evra.

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!