Presidente Jair Bolsonaro durante de café da manhã no Planalto com a bancada evangélica Imagem: Marcos Corrêa/PR

Bolsonaro quer trocar termo “genitor” por “pai” e “mãe” em pedidos de passaporte

Presidente Jair Bolsonaro durante de café da manhã no Planalto com a bancada evangélica
Imagem: Marcos Corrêa/PR

Em café da manhã com parlamentares evangélicos nesta quinta-feira (11/07), o presidente Jair Bolsonaro disse que o governo pretende substituir o termo “genitor” ou “filiação” para os termos “pai” e “mãe” nos campos destinados à filiação na documentação dos passaportes brasileiros.

“Nós estamos disputando na ONU a nossa candidatura à reeleição no Conselho dos Direitos Humanos, e a nossa pauta é baseada no fortalecimento das estruturas familiares e na exclusão das menções de gênero”, declarou o presidente no encontro. “O nosso Itamaraty, que tem à frente o embaixador Ernesto Araújo, em nosso passaporte, nós estamos acabando com a história de genitor 1 e genitor 2. Estamos botando os termos pai e mãe”, acrescentou Bolsonaro, sendo aplaudido por deputados federais e senadores. Bolsonaro não explicou se a mudança afetará os novos documentos ou apenas os formulários para requisição de passaporte, nem o custo da alteração

Em seu site, a Polícia Federal explica que adota o termo “genitor”, ao invés de pai e mãe, em respeito às uniões homoafetivas. Diz a página da PF sobre dúvidas ao preencher os formulários: “Esses campos presentes no formulário substituem os campos ‘Nome do Pai’ e ‘Nome da Mãe’, e são de livre preenchimento, em face da possibilidade de novas constituições familiares, inclusive para união homoafetiva”.

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!