Philip Normal promete apoio aos direitos LGBTs como 1º prefeito publicamente assumido com HIV do Reino Unido

Philip Normal, que luta pelos direitos LGBTs há mais de duas décadas, é a primeira pessoa publicamente assumida com HIV a ser eleita como prefeito no Reino Unido.

Normal foi eleito prefeito de Lambeth na primeira Assembleia Geral Anual, que aconteceu de maneira virtual, devido à pandemia, na última quarta-feira, dia 22/04. Ele fez seu juramento de dentro da sala de sua casa, via internet.

“Estou incrivelmente honrado em me tornar seu prefeito hoje. Estou ansioso para trabalhar com todos vocês e com as diversas comunidades das quais tenho muito orgulho de fazer parte aqui em Lambeth. Serei honesto, não é exatamente isso que eu imaginava que acontecesse, mas sou grato a todos que trabalharam tanto para tornar possível esta noite.” disse ele em seu discurso de posse.

O prefeito também falou sobre sua sorologia durante a Assembleia: “Fui diagnosticado como HIV positivo em 2005. Estou em uso de medicação há 10 anos e, graças ao incrível trabalho que o Serviço Nacional de Saúde faz no campo da saúde sexual, como muitas outras pessoas com essa condição, posso viver uma vida longa e saudável”.

“Dito isto, não é algo em que qualquer um de nós deva se orgulhar, pois destaca a vergonha e o estigma associados ao HIV há muito tempo. Falar abertamente sobre seu diagnóstico é uma escolha individual e ninguém deve se sentir obrigado a revelar isto. Mas espero que, ao optar por fazê-lo, poder mostrar que não há limite para o que as pessoas que vivem com HIV podem alcançar e que temos que esmagar o estigma em torno do HIV de uma vez por todas”.

Philip Normal (38) estudou moda há 8 anos na Universidade de Westminster e tem uma loja no ‘Brixton Village Market’, onde o artista vende roupas inspiradas na cultura pop, de Spice Girls a RuPaul’s Drag Race, de She-Ra a Pokémon.

Desde quando ‘saiu do armário’, há mais de duas décadas, Philip vem fazendo campanha pelos direitos LGBTs e se comprometeu a passar seus próximos 12 meses como prefeito trabalhando ao lado do instituto ‘Albert Kennedy Trust’, o qual ajuda jovens LGBT+ com problemas de moradia, acomodações para emergências, apoio especializado, entre outros serviços.

“Acho que é uma mensagem importante porque um quarto dos jovens sem-teto se identifica como LGBT+, e 77% das pessoas assistidas pelo Albert Kennedy Trust disseram que se assumir para a família é a razão pela qual têm problemas em casa ou ficaram sem-teto. Por isso o instituto é incrivelmente importante e ativo, e estou muito satisfeito por apoiá-los dessa nova maneira”, declarou o prefeito.

“Além disso, neste momento de grande ansiedade para nossas comunidades e tragédia para muitos, a história do tratamento do HIV nos lembra de que sempre há esperança graças à ciência médica. Antigamente estávamos desesperados e morrendo, mas agora, com tratamento eficaz para o HIV, indetectável é intransmissível”, completou ele.

O Conselho de Lambeth não conseguiu levar o medalhão oficial de prefeito para Normal, então ele confeccionou o seu próprio, com veludo rosa e estampado, que será leiloado para arrecadar fundos para o ‘Albert Kennedy Trust’ quando a pandemia acabar.

Vino

https://www.facebook.com/djvinorj

Arquiteto, DJ, VJ, Produtor de Eventos e redator colaborador de conteúdos sobre diversidade LGBTI+ do portal Pheeno.com.br! #MandaAssunto

Você vai curtir!