Foto: Wojtek RADWANSKI/AFP

Vestidas com as cores do arco-íris, deputadas protestam contra presidente homofóbico durante sua posse

Foto: Wojtek RADWANSKI/AFP

Como forma de protesto, 10 deputadas usaram vestidos nas cores do arco-íris, além de máscaras, durante posse do presidente reeleito da Polônia, Andrzej Duda, nessa quinta-feira (06/08). Ultraconservador, Duda é declaradamente contra o reconhecimento do gênero de pessoas trans e a adoção de crianças por parte de LGBTs.

“Não queremos uma situação semelhante durante o seu próximo mandato, como ocorreu durante sua campanha, quando o presidente desumanizou as pessoas LGBT negando-lhes o direito de serem pessoas”, disse Anna Maria Zukowska, uma das parlamentares. “Para mim, foi uma mensagem forte de que não somos deixados para trás. Eu sei que os próximos anos serão difíceis para a nossa comunidade, mas não vamos desistir”, afirmou a ativista LGBT+, Magda Dropek, ao PinkNews.

Duda assumiu a presidência após forte campanha em que apelou à LGBTfobia, onde prometeu a proibição da adoção por casais do mesmo sexo. Segundo o presidente, pautas LGBTQ+ podem ser até mais perigosas do que a “doutrina comunista”.

Confira

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!