Ludmilla perde processo contra Val Marchiori por injúria racial; para Justiça, Val não ofendeu Lud

Ludmilla perdeu processo que movia contra a socialite Val Marchiori por injúria racial. Na ocasião, a empresária comparou o cabelo da cantora com um Bombril (marca de esponja de aço), durante o desfile do Salgueiro, no carnaval de 2016. 

A fantasia está bonita, a maquiagem… Agora, o cabelo… Hello! Esse cabelo dela está parecendo um bombril, gente“, disse a socialite. Na decisão da Justiça, foi explicado que “apesar de seu caráter ácido”, a cantora é uma figura pública e, ao aceitar participar do desfile, transmitido no Brasil e no mundo, “está sujeita à elogios e opiniões contrárias à fantasia utilizada”. A conclusão foi que Val fez uso da sua “liberdade de expressão”. 

A cantora chegou a vencer o processo em primeira instância, em 2018, quando o juiz da 3ª Vara Cível do Fórum Regional da Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, condenou a empresária a pagar R$ 10 mil à artista por danos morais. Em junho de 2020, a Justiça deu novamente ganho de caso a Ludmilla, condenando Val a pagar uma indenização de R$ 30 mil à cantora e fazer uma retratação pública. Marchiori recorreu das duas decisões e acabou vencendo a disputa judicial. A socialite publicou em seu Instagram um print de uma reportagem sobre o caso e escreveu “Justiça seja feita“.

Em seu Twitter, Ludmilla fez um desabafo lamentando a decisão: “Racismo não é liberdade de expressão. ‘Sofreu racismo? Fácil. Vai lá e denuncia’, ‘Lugar de racista é na cadeia’, ‘Vocês reclamam demais, é só ir para a Justiça’. Vocês percebem agora que não é fácil como parece? Essa não é a primeira, segunda ou terceira denúncia que eu faço. Eu também não sou a primeira a passar por isso e, infelizmente, não sou a única. Eu não me faço de vítima não. Eu sou! Está provado. Mas a estrutura desse país é tão racista, que eles têm a audácia de recorrer e ainda por cima comemorar vitória no Instagram. Mas quer saber? Eu não vou parar. E não é só por mim não! Uma hora as coisas vão ter que mudar e no que eu puder usar a minha visibilidade pra ajudar nessa mudança, eu juro pra vocês que eu vou”.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!