Professores vestem saia para ir à escola depois que o aluno é expulso e orientado a procurar um psicólogo

Professores de toda Espanha se juntaram ao movimento Roupas Não Têm Gênero (#LaRopaNoTieneGenero) e decidiram usar saias para ir dar aulas. O movimento foi iniciado quando Mikel Gómez, de 15 anos, foi expulso e forçado a visitar um psicólogo depois de usar saia na escola.

Em um vídeo do TikTok agora viral, o adolescente denunciou todo o caso e explicou que sua ação foi um sinal de apoio às feministas, às pessoas trans e contra o bullying. Além disso, Gómez ressaltou que usar saia não torna nenhum homem hétero em gay. Seu vídeo gerou um protesto nacional e centenas de adolescente compareceram à escola usando saias no dia 4 de novembro, agora conhecido como “use saia para ir à escola”. Depois de ouvir a história angustiante, o professor de matemática José Piñas decidiu seguir o exemplo dos alunos e adotou a peça de roupa. “Há 20 anos sofri perseguições e insultos por minha orientação sexual no instituto onde agora sou professora”, denunciou Piñas nas redes sociais. “Quero me juntar à causa do aluno Mikel, que foi expulso e mandado ao psicólogo por ter ido para a aula de saia”.

O movimento ganhou velocidade à medida que mais professores assumiram a causa – entre eles Manuel Ortega, de 36 anos, e Borja Velúquez, de 37, que lecionam na escola primária Virgen de Sacedón, em Valladolid. De acordo com o El Pais, os dois decidiram usar saias todos os dias do mês de maio em apoio a um de seus próprios alunos vítima de homofobia. “Uma escola que educa com respeito, diversidade, coeducação e tolerância. Vista-se como quiser! Nós nos juntamos à campanha #clotheshavenogender“, escreveu Ortega no Twitter. 

Ao portal, a dupla disse que notou uma mudança positiva perceptível no comportamento dos alunos desde que começaram a usar as saias. Mas, eles insistem que esses resultados são apenas “a ponta do iceberg” e dizem que a escola deve fazer mais para promover o respeito e a tolerância na sala de aula. 

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!