Home Lifestyle Casos de homofobia no futebol superam denúncias de injúria racial, diz Superior...

Casos de homofobia no futebol superam denúncias de injúria racial, diz Superior Tribunal de Justiça Desportiva

6

Os processos por homofobia no futebol superam os de injúria racial pela primeira vez desde 2004, quando teve início a série histórica. O levantamento feito pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) revela que entre janeiro e julho de 2022 houve um aumento nos processos envolvendo cânticos e xingamentos homofóbicos partindo das arquibancadas. Foram oito, enquanto por injúria racial foram três.

Seis processos resultaram em multas para os clubes com valores que variam entre R$10 mil e R$50 mil. Outros dois seguem em andamento. A pesquisa feita pelo STJD não chega a surpreender quando comparados ao relatório apresentado pelo Coletivo de Torcidas Canarinho LGBTQ+. O anuário do Observatório de LGBTfobia no futebol brasileiro expôs 62 casos entre 2020 e 2021. O relatório inclui além dos xingamentos e cânticos, comentários ofensivos nas redes sociais.

Segundo o coordenador do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBTQIAPN+, Renildo Barbosa, o principal objetivo é alertar os órgãos da Justiça para que as denúncias sejam investigadas e as punições sejam devidamente aplicadas. “Vamos enviar oficio ao Ministério Público, Defensoria e Conselho Nacional de Justiça para que se mantenham vigilantes e façam cumprir a Lei sempre que o esporte for usado como palco para atos LGBTfóbicos. Esporte preconiza união, democracia, educação e sociabilidade. Não existe espaço para preconceito e discriminação”, afirmou Renildo.

Clubes como Corinthians, Paysandu e Cruzeiro já sofreram punições do STJD por conta de atitudes homofóbicas partindo das arquibancadas. A equipe mineira, por exemplo, foi obrigada a postar nas redes cartilhas educativas sobre o combate a LGBTfobia e promover reuniões de conscientização com torcidas organizadas, além de usar braçadeira de capitão com as cores do arco-íris dentro de campo.

VEJA + NO PHEENO TV