RJ: Artistas LGBTs apresentam espetáculo inspirado em “A Gaivota”, do dramaturgo russo Tchekhov

O Pandêmica Coletivo Temporário de Criação levará ao palco do Teatro Municipal Café Pequeno, no Leblon, na quinta-feira (03/11), às 20h, em única apresentação, a encenação “Ato 1: Ensaiando Nina”, uma abertura de processo cênico inspirada na obra “A Gaivota”, do dramaturgo russo Anton Tchekhov, e que tem idealização e dramaturgia da atriz e escritora trans Maria Lucas.

Com direção de Juracy de Oliveira, a apresentação é parte da programação do 8º Festival Midrash de Teatro, e dá destaque a atores, atrizes e realizadores trans e LGBTQIA+ que, inspirados no clássico da dramaturgia russa, criarão um novo fio condutor para a trama, destacando as relações humanas. Nesta etapa da construção cênica, com foco na criação da dramaturgia, o grupo apresentará a abertura do processo, seguida por um bate-papo com o público, a fim de conversar sobre como chegaram até ali e, após o evento, traçar novos caminhos para o processo de construção do futuro espetáculo.

O texto original, que teve sua primeira montagem em 1896, traz os conflitos de um grupo numa propriedade rural da Rússia no fim do século XIX, e entre as personagens, destacam-se Nina e Konstantin, uma jovem atriz e um jovem escritor, que serão interpretados por Maria e Ralph Ducinni, respectivamente.

Ato 1: Ensaiando Nina” é o primeiro projeto de dramaturgia para o teatro da idealizadora por Maria, única pessoa trans a vencer o concurso de textos ensaísticos do Instituto Moreira Salles, com “Próteses de Proteção”, publicado na Revista Serrote em 2020. Sob a orientação do roteirista e dramaturgo paulista Daniel Veiga, a escritora optou por contextualizar o texto no presente e formar uma equipe de pessoas trans e LGBTQIA+.

O Brasil é o país que mais mata pessoas LGBTQIA+, sobretudo pessoas trans, em todo o mundo, pelo 13º ano consecutivo. Tanto em cena quanto na equipe criativa, a escolha por artistas trans e LGBTs com reconhecimento em suas áreas profissionais é um ato político, artístico e urgente”, diz Maria. Completam o time Bem Medeiros na produção; e Rodrigo Menezes nas fotos.

Serviço

Abertura de Processo – Ato 1: Ensaiando Nina
Data: 3/11/2022
Horário: 20h
Ingressos: R$40 (inteira) e R$20 (meia-entrada)
Local: Teatro Municipal Café Pequeno – Avenida Ataulfo de Paiva, 269, Leblon, Rio de Janeiro
Classificação: 16 anos
Ingressos: sympla.com.br

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!