Ana Moser assume como Ministra do Esporte, agradece à esposa e garante o direito de todos à prática desportiva
A ex-jogadora de vôlei Ana Moser assumiu oficialmente nesta quarta-feira (04/01) o comando do Ministério do Esporte. No primeiro discurso à frente da pasta, Moser agradeceu à esposa e disse ter recebido de Lula (PT) a missão de garantir o direito de todos à prática desportiva.
A nova ministra é a primeira mulher a assumir a pasta e a segunda ex-atleta. O primeiro foi Pelé, entre 1994 e 1998. Em seu discurso de posse, Moser falou sobre seu grande foco como ministra: esporte para todos. “Aceitei a missão em nome da causa, que é garantir o direito de todos ao esporte. Foi um pedido do presidente Lula: fazer uma revolução no esporte, oferecer acesso ao esporte na vida de todos e todas os brasileiros e fazer evoluir o esporte amador”, afirmou ela. Além disso, a ministra destacou que a inclusão de todos é importante para o processo de reconstrução do esporte brasileiro.
“O esporte tem muitas dimensões, e todas têm, e podem, trabalhar juntas para construir um país mais justo, solidário e capaz de produzir; viver e conviver bem; cuidar da comunidade e dos espaços públicos; incluir mulheres, negros, gays, ricos e pobres, deficientes, autistas: todas as pessoas. Todos são todos”, ressaltou Moser. Ao final do discurso, a esportista também falou de sua família, agradecendo à sua esposa, a jornalista Adriana Saldanha, e aos seus filhos, Estefani e Pedro, explicando que este não estava presente por ser do espectro autista.
Ana Moser é catarinense de Blumenau, tem 54 anos, e ganhou medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996. Ela foi prata nos Jogos Pan-Americanos de Havana, em 1991, e medalha de ouro no Grand Prix de vôlei por três vezes (1994, 1996 e 1998), dentre outros títulos.
Confira um trecho do discurso
🇧🇷 Em seu discurso de posse como ministra do Esporte, Ana Moser destaca a inclusão de todos no processo de reconstrução do esporte brasileiro.
— Eixo Político (@eixopolitico) January 4, 2023
"O esporte tem muitas dimensões, todas têm e podem trabalhar juntos para construir um país mais justo e solidário", disse. pic.twitter.com/dskv1ewt4V
VEJA + NO PHEENO TV