Foto: Reprodução

Ministro dos Direitos Humanos emociona com discurso voltado a LGBTs, negros e mulheres: “Vocês importam para nós”

O novo ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania do governo Lula (PT)Silvio Almeida, assumiu o cargo nesta terça-feira (03/01) com um forte discurso em defesa de pessoas negras, pobres, LGBTQIAP+ e mulheres. Silvio foi aclamado com salva de palmas no prédio na Esplanada dos Ministérios e se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. 

Por isso, permitam-me como um primeiro ato, como ministro, dizer o óbvio, que, no entanto, foi negado nos últimos quatro anos. Trabalhadores e trabalhadoras do Brasil, vocês existem e são valiosos para nós. Mulheres do Brasil, vocês existem e são valiosas para nós. Homens e mulheres pretos e pretas do Brasil, vocês existem e são pessoas valiosas para nós. Povos indígenas deste país, vocês existem e são valiosos para nós. Pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transsexuais, travestis, intersexo e não-binárias, vocês existem e são valiosas para nós“, afirmou o ministro.

Silvio também ressaltou a importância de garantir direitos às pessoas em situação de rua, com deficiência e vítimas de violências.”Pessoas com deficiência, pessoas idosas, anistiados e filhos de anistiados, vítimas de violência, vítimas da fome e da falta de moradia, pessoas que sofrem com a falta de acesso à saúde, companheiras empregadas domésticas, todos e todas que sofrem com a falta de transporte, todos e todas que têm seus direitos violados, vocês existem e são valiosos para nós. Com esse compromisso, quero ser Ministro de um país que ponha a vida e a dignidade humana em primeiro lugar”, disse ele.

Silvio Almeida também afirmou que, à frente da pasta, terá a missão de enfrentar o alto índice de homicídio de jovens pobres e negros e que conversará com o Ministro da JustiçaFlávio Dino, para uma ação conjunta de pastas, além de dizer que vai recriar o conselho para elaboração de políticas voltadas para pessoas LGBTQIA+. “Direitos humanos não é pauta moral, é pauta política, não é um emblema, é a oportunidade do estado cumprir o que está na constituição“, garantiu.

Confira

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!