Foto: S2 Rio

RJ: Mercado Mundo Trans leva à Praça Mauá, produtos criados por 15 marcas de expositores transexuais

O final de janeiro sempre é reservado ao Dia Nacional da Visibilidade Trans. Celebrado no dia 29, ele relembra o lançamento da campanha “Travesti e Respeito”, em 2004, que deu protagonismo à história da luta contra a transfobia.

Para marcar esta data de forma positiva na cidade do Rio de Janeiro, a Coordenadoria Executiva da Diversidade Sexual, órgão ligado à Casa Civil da Prefeitura, apresenta o 1º Mercado Mundo Trans, que será realizado no próprio dia 29, domingo, das 10h às 17h, na Praça Mauá. A feira vai contar com 15 barracas que vão mostrar produtos variados de expositores transexuais. A ideia é receber cariocas e turistas no Boulevard Olímpico para apresentar e lançar luz ao empreendedorismo praticado por pessoas trans.

Com entrada gratuita, o público que quiser passar o dia na zona portuária, vai encontrar produtos como turbantes, bolsas, roupas para bebês e crianças até canecas, squeezes, camisas, pantufas, ecobags, tatuagens e objetos de decoração. Para deixar o passeio mais animado, sets da DJ Princess Berenice vão servir de trilha perfeita para o programão de domingo. Expositores da área da gastronomia prometem não deixar o público com fome.

“A CEDS tem investido no empreendedorismo, como uma ferramenta para a política de empregabilidade. Fazer uma feira para que essas empresas possam ampliar suas clientelas, crescer e se desenvolver, é a nossa intenção”, pontua Carlos Tufvesson, coordenador executivo da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio. “Faz parte das nossas ações fomentar essas atividades”. Para Andrea Brazil, idealizadora do projeto CapaciTrans, a chegada do 1º Mercado Mundo Trans é vista como uma importante iniciativa do poder público municipal. “Ter a possibilidade e a visibilidade desses talentos empreendedores, mesmo que devagar, com início em uma feira específica com serviços produzidos por pessoas trans, já começa a transformar o olhar da sociedade”, acredita.

Serviço

1º Mercado Mundo Trans
Feira com 15 tendas ocupadas por empreendedores transexuais de diversas áreas como moda, acessórios, decoração, gastronomia e variedades.
Atração durante o 1º Mercado Mundo Trans: DJ Princess Berenice
Horário: 10h às 17h
Local: Praça Mauá – Praça Mauá, s/n – Centro, Rio
ENTRADA GRATUITA

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!