Foto: Reprodução

Vaticano abre investigação sobre orgia promovida por padre em igreja do Reino Unido durante lockdown

Vaticano anunciou ter iniciado uma investigação que pretende apurar a veracidade de denúncias feitas por fiéis que frequentavam a Catedral de Newcastle, na Inglaterra, durante o período que a diocese estava sendo administrada pelo padre Michael McCoy.

De acordo com informações do jornal The GuardianMcCoy teria convidado diversas pessoas para participarem de “uma festa sexual” em seus aposentos religiosos. Na época, porém, o território britânico estava de quarentena, de forma que reuniões grandes não eram permitidas. “Várias denúncias foram feitas por indivíduos dentro da diocese depois que surgiram informações sobre uma festa sexual nos aposentos dos padres anexos à catedral de Newcastle“, disse uma fonte à publicação. McCoy era responsável pela catedral desde 2019. Ele se suicidou em abril de 2021, aos 57 anos, quatro dias depois de tomar conhecimento de que era alvo de um inquérito policial por abuso sexual de menores.

Já Robert Byrne, o bispo que estava acima de McCoy na hierarquia da Igreja Católica, renunciou ao seu cargo em dezembro de 2022 dizendo que suas responsabilidades haviam se tornado “um fardo muito grande“. Em carta destinada ao seu clero, o bispo apontou: “Meu próprio discernimento fez com que eu reconhecesse que, agora, sinto-me incapaz de seguir servindo às pessoas da diocese da forma que eu queria”. A agência católica de segurança local (CSSA), na sigla em inglês, informou na semana passada que abriu uma “audição de segurança não agendada”.

Chefe da CSSASteve Ashley garantiu que o órgão terá “total autonomia” para realizar o processo. “O trabalho de investigação vai cobrir os abusos reportados, preocupações com a segurança e a cultura de segurança da diocese como um todo”, resumiu. Arcebispo de Liverpool, Malcom McMahon, que está concorrendo à vaga de Byrne, revelou ter recebido um pedido de assessores do Papa Francisco para que prepare um “relatório sobre os eventos que levaram à renúncia do bispo“.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!