É falso que o governo da Bahia criou “Zé Gatinha Trans” para incentivar vacinação

O governo a Bahia desmentiu a informação que circula em grupos de Whatsapp e vídeos nas redes sociais afirmando que o governador Jerônimo Rodrigues ou o Governo do Estado da Bahia teriam lançado um “Zé Gotinha Trans”.

Os conteúdos compartilhados usam uma montagem com manchete falsa atribuída ao portal G1 e uma foto manipulada de forma grosseira do governador ao lado do que seria o personagem. “Zé Gatinha, governador da Bahia apresenta mascote trans para incentivar vacinação do público LGBTQIAP+. A novidade foi divulgada durante o lançamento do Programa Vacina Bahia, e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT)“, dizia a mensagem falsa. Segundo o governo da Bahia, a foto manipulada foi feita usando como base uma foto real, feita durante visita do governador à cidade de Campo Formoso no dia 10 de fevereiro de 2023.

A nova mascote apresentada pelo governo baiano para a campanha de vacinação foi, na verdade, a Maria Gotinha, versão feminina e preta do Zé Gotinha. A mascote aparece em fotos do lançamento do Programa Vacina Bahia, que aconteceu no dia 28 de fevereiro. Segundo o governo da Bahia, “não há registro ou previsão de outras versões do mascote lançadas ou criadas pelo governo baiano.

Confira

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!