RJ: Comédia gratuita inspirada na jornada da médica Marcia Rachid ressignifica a vida com HIV

Quatro décadas depois dos primeiros casos de Aids registrados no mundo, o seu diagnóstico ainda é recebido com estigmas. Entender as bases desse preconceito estrutural que, mesmo com tantos avanços, inviabiliza vidas para ressignificar, por meio do humor, a forma como se lida com a doença são os pontos de partida da comédia “Sentença de Vida”.

Com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura via Foca – Fomento à Cultura Carioca, o espetáculo estreia temporada itinerante e gratuita no dia 7 de abril, sexta-feira, às 20h, na lendária Turma OK, primeira casa noturna LGBTQIAP+ de que se tem registro na história do Brasil, no Centro do Rio, e segue por mais quatro bairros ao longo do mês. A direção é do aclamado Gilberto Gawronski, que também divide o palco com as premiadas Clarisse Derzié Luz e ninguém menos que a drag queen Suzy Brasil

A montagem inédita acompanha a jornada da médica infectologista Marcia Rachid, símbolo no tratamento da aids/HIV no país, tendo como base o seu livro homônimo, que descreve como foi viver, ao longo de mais de trinta anos, o impacto e os desdobramentos causados pela epidemia. A doutora é uma das fundadoras do Grupo Pela Vidda, um dos mais atuantes no país dedicado à valorização, integração e dignidade das pessoas que vivem com a doença. “Os episódios narrados são histórias carregadas de sonhos, muito além de um olhar sobre uma epidemia e uma época marcada por medo e preconceito. E todas têm em comum o olhar sensível e humano de uma mulher que nos faz, sobretudo, acreditar na vida“, explica Gawronski.

A programação vai passar pelas Arenas Cariocas Chacrinha, em Pedra de Guaratiba (dia 12, quarta-feira, às 20h), Fernando Torres, em Madureira (dia 14, sexta, às 19h), Jovelina Pérola Negra, na Pavuna (dia 19, quarta, às 19h), e Dicró, na Penha (dia 28, sexta, às 19h). Cada apresentação terá, ao final, um debate com o público, os artistas e a Doutora Marcia Rachid. Além disso, será disponibilizado durante o evento um posto de testagem rápida, em parceria com o Grupo Pela Vidda, e material informativo sobre locais ou meios onde e como as pessoas podem fazer a testagem para diagnóstico do HIV.

Serviço:

Temporada: De 7 a 28 de abril
Dia e horário: Sexta-feira, 7 de abril, às 20h
Endereço: Turma OK, rua dos Inválidos, número 39, Centro do Rio
Entrada: gratuita
Classificação: 14 anos

Programação

Dia 12, quarta-feira, às 20h: Arena Carioca Chacrinha – R. Sd. Elizeu Hipólito, s/n – Pedra de Guaratiba
Dia 14, sexta-feira, às 19h: Arena Carioca Fernando Torres – R. Bernardino de Andrade, 200 – Madureira
Dia 19, quarta, às 19h: Arena Carioca Jovelina Pérola Negra – Praça Ênio, s/n – Pavuna
Dia 28, sexta, às 19h – Arena Carioca Dicró – Av. Brás de Pina, s.n, Parque Ary Barroso. Penha. Entrada pela Rua Flora Lobo

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!