Deputada americana comemora vitória de Sasha Colby em “Drag Race” no plenário da Câmara

A deputada americana Jill Tokuda elogiou Sasha Colby por sua histórica vitória na 15ª temporada de “RuPaul’s Drag Race” durante um discurso no plenário da Câmara esta semana. A vitória de Sasha fez dela a primeira competidora e vencedora originária do estado do Havaí em toda a franquia “Drag Race“, bem como a primeira mulher trans negra a vencer a edição americana do programa.

Em 26 de abril, menos de duas semanas após a final do reality show ir ao ar, Tokuda, representante dos EUA para o segundo distrito congressional do Havaí, disse que a vitória de Sasha nos dá esperança” enquanto os republicanos continuam a visar os direitos LGBTQIA+. “Desde o início da competição, Sasha, uma lenda drag experiente, baseou-se em sua herança étnica e trauma de infância como fontes de inspiração para suas performances”, disse ela no plenário da Câmara. “Ao longo de Drag Race, ela representou autenticamente sua cultura havaiana, falando sobre o legado que está construindo para nosso estado natal e sobre ser Mahu”, continuou Tokuda.

Nos tempos antigos do Havaí, os Mahu eram considerados indivíduos extraordinários de espírito masculino e feminino que trouxeram seus poderes de cura para O’ahu do Taiti. Hoje, as pessoas trans estão entre os membros mais reverenciados da comunidade havaiana“, celebrou a deputada. Tokuda concluiu seu discurso parabenizando Sasha e declarando-a uma “líder” e “a drag queen favorita de toda drag queen”.

Confira

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!