Lizzo discursa em show horas após aprovação de projeto de lei anti-trans e anti-aborto no Nebraska

Lizzo criticou legisladores do Nebraska, nos Estados Unidos, por aprovarem um projeto de lei que restringe o acesso ao aborto e cuidados de afirmação de gênero durante seu recente show. Nos últimos meses, políticos conservadores da Flórida, Arkansas, Iowa e Utah promulgaram a lei prejudicial visando os direitos das pessoas LGBTQIA+, sendo o Nebraska o último estado a implementar a proibição de cuidados de afirmação de gênero para jovens trans ao aprovar o LB 574 com 33 votos a 15.

Sob a legislação odiosa, pessoas trans com menos de 19 anos não poderão mais receber bloqueadores de puberdade ou tratamentos de terapia hormonal. Médicos também foram proibidos de realizar cirurgias de afirmação de gênero, apesar dos procedimentos raramente serem realizados em pacientes com menos de 18 anos. O projeto de lei arcaico também visa os direitos reprodutivos dos residentes ao proibir o aborto após 12 semanas de gestação – com exceções para emergências médicas, agressão sexual e incesto. 

Logo após a aprovação do LB 574, uma série de ativistas LGBTQIA+ e figuras públicas criticaram os legisladores conservadores que defenderam o projeto de lei, incluindo a estrela pop Lizzo. Durante a passagem da sua aclamada “The Special Tour” no estado, a cantora de “About Damn Time” fez um discurso inspirador em apoio aos residentes impactados pela nova lei.

“Qualquer pessoa que vem a um show da Lizzo deve saber que eu defendo que as pessoas tenham direito à saúde, à reprodução e à afirmação de gênero. Há momentos em que fico muito política e, como adultos, sentimos isso”, disse ela. “Mas há crianças aqui esta noite. E realmente me parte o coração que haja jovens crescendo em um mundo que não os protege. Então deixe-me ser seu espaço seguro esta noite”, continuou ela. Lizzo finaliza o discurso dizendo aos fãs para não deixar ninguém ou nenhuma lei ditar quem eles são. “Eu te vejo. Você é válido. Você merece estar aqui em todas as formas. Você contém multidões. Essas leis não são reais. Você é o que é real e merece ser protegido”.

Confira

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!