Estudo revela por que você pode sentir tesão depois de ir à academia

Tá explicado. Um estudo alemão recente diz que o esforço físico aumenta as respostas de pessoas com pênis aos estímulos sexuais. A pesquisa explorou como o exercício afeta o sistema nervoso simpático, parte do sistema nervoso que aciona sua resposta de “luta ou fuga”. Estresse, medo e exercícios acionam esse sistema, no entanto, poucos estudos se concentraram em saber se também afeta a excitação sexual.

O estudo alemão recrutou 43 estudantes do sexo masculino, principalmente na faixa dos 20 anos. Os pesquisadores dividiram esses homens em dois grupos: o grupo “estressor” e o grupo “controle”.
Aqueles na metade “estressor” participaram de uma atividade fisicamente estressante por três minutos.

Após o exercício, imagens foram mostradas para ambos os grupos. As fotos consistiam em imagens violentas/ameaçadoras, atividades esportivas, erotismo sexual apresentando casais masculino-feminino, ou imagens mais benignas da natureza ou interações sociais cotidianas.

Os participantes foram todos conectados a monitores de ECG e outros equipamentos. Isso permitiu o rastreamento de alterações fisiológicas, incluindo pressão arterial, dilatação da pupila e condutância da pele. A dilatação da pupila e a condução elétrica da pele demonstram flutuações quando o modo lutar ou fugir é ativado.

As imagens sexuais mostradas a cada participante eram de natureza heterossexual. Por causa disso, um participante gay e dois participantes bissexuais foram excluídos dos resultados finais. Os pesquisadores temem que esses homens possam não ter reagido da mesma maneira à erótica heterossexual que os outros no estudo.

Sabe-se que o estresse crônico ou prolongado pode diminuir a libido e a função sexual. No entanto, esses resultados mostram que o estresse de curto prazo, associado à atividade física, tem efeito oposto: “Em conjunto, nossas descobertas fornecem fortes evidências para o aprimoramento do processamento sexual pela exposição aguda ao estresse em homens e sugerem envolvimento diferencial de mecanismos parassimpáticos versus simpáticos”, concluíram os autores.

O estudo envolveu homens que se identificaram como heterossexuais. Homens gays reagiriam de maneira diferente se mostrassem imagens eróticas gays após o exercício? Não há razão para acreditar que sim, mas apenas um estudo mais aprofundado provaria isso. De qualquer forma, parece que existem razões fisiológicas pelas quais você pode sentir tesão depois de um bom treino.

Bee 40tona

Você vai curtir!