Justiça determina remoção de vídeos homofóbicos de Valadão do Youtube e Instagram

A Justiça Federal em Minas Gerais determinou, nesta terça-feira (11/07), a retirada de dois vídeos do pastor André Valadão das redes sociais. Segundo despacho, o líder da Igreja da Lagoinha discriminou LGBTs em culto transmitido no início deste mês.

Conforme a liminar proferida pelo juiz federal José Carlos Machado Júnior, o Google e a Meta – responsáveis pelo Youtube e Instagram, respectivamente – devem remover das plataformas os vídeos dos cultos realizados nos dias 4 de junho e 2 de julho deste ano. “O teor das declarações, mesmo que proferidas em um contexto de manifestação religiosa, excedeu os limites da liberdade de expressão e de crença, oferecendo um risco potencial de incitar nos ouvintes e fiéis, sentimentos de preconceito, aversão e agressão para com os cidadãos de orientação sexual diversa daquela defendida por ele“, disse o magistrado. Caso descumpra a decisão, o pastor terá de pagar multa diária de R$ 1 mil.

Segundo informações do UOL Notícias, ao todo, a decisão lista nove links em que o conteúdo foi reproduzido. Também fazem parte da relação reportagens em veículos de comunicação em que o vídeo aparece. “Vídeo no YouTube já acumulou cerca de 378 mil visualizações e 5,7 mil comentários. A postagem no Instagram, que promove a pregação, recebeu cerca de 200 mil curtidas, e demonstrou uma disseminação ampla do vídeo e das publicações, causando efeitos negativos a um número indeterminado de pessoas”, apontou a Justiça. Machado Júnior ainda afirmou que autoridades devem “combater, contestar e reprimir” manifestações religiosas incitem a violência ou discriminação.

Procurada pelo UOL, a assessoria de comunicação do Google informou que o Youtube já foi notificado e “está examinando a decisão“. Já o Meta não encaminhou posicionamento sobre a determinação. As plataformas citadas no processo têm até sábado (15/07) para remover os conteúdos.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!