Photo of Man hand holding his bottom because having Abdominal pain and Hemorrhoids, Health care concept. Unrecognizable Person, Mature Man with hemorrhoids and constipation.

Anvisa pede suspensão anúncios do suplemento “Xô Xuca”: propaganda enganosa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa – determinou, na última terça (24) a suspensão da publicidade e divulgação irregular do suplemento de fibras alimentares que combate o intestino preso, “Xô Xuca”. Segundo o portal Metrópoles, a determinação saiu no Diário Oficial da União (DOU), sendo que o produto pode continuar a ser fabricado e vendido, mas sem propagandas em nenhum tipo de veículo.

Segundo publicação da Anvisa, as propagandas configuram como enganosas, pois estão relacionadas à substituição da “chuca” – termo usado para se referir a “enema”, técnica de lavagem intestinal e limpeza da região anal, e por conterem alegações terapêuticas para doenças graves nas publicidades do suplemento em cápsulas à base de psyllium, chia e linhaça, ou seja, no entendimento do órgão, vender o produto dando ênfase à “chuca” pode levar a um falso entendimento por parte do consumidor.

A medida se aplica a todos sites, bem como a ambientes de divulgação, mídias sociais, provedor de conteúdos e lojas digitais em plataformas eletrônicas de venda, sob responsabilidade da empresa. Essas medidas visam proteger os consumidores e garantir a segurança dos produtos disponíveis no mercado. A Anvisa, por meio da Gerência-Geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária, tem como objetivo evitar que produtos irregulares ou que apresentem riscos à saúde sejam comercializados.

Bee 40tona

Você vai curtir!