Chavoso da USP tem foto antiga publicada no X e acusa internauta de difamação
Uma imagem do ativista político e influenciador Chavoso da USP, que é declaradamente gay, viralizou no X por conta do contexto em que ela supostamente teria sido postada. foto traz Thiago Torres (Chavoso) aos 16 anos sentado com uma bandeira LGBT no tempo em que ainda expressava suas características de um jovem gay afeminado, imagem que hoje ele já não apresenta mais. Chavoso entendeu a publicação como difamação e mandou DM dizendo “alguém vai receber uma visita”.
O jovem que postou a foto entendeu como uma ameaça e registrou um boletim de ocorrência. Chavoso respondeu esse momento em sua conta no X: “O boyzão faz um post me difamando, tem centenas de respostas me atacando com racismo e homofobia, eu descubro onde ele trabalha e falo q vou lá ver se ele fala na minha cara. Ele apaga o post e faz um B.O. contra mim por “ameaça”. Pq ngm sustenta oq fala fora do Twitter?”.
O contexto: A foto expressa um jovem que supostamente teria abdicado de suas subjetividades para se adequar socialmente tendo mais “acesso” em bolhas héteros contra o preconceito. Segundo o próprio Thiago, “o fato de ter aparência de hétero, lhe permite acessar espaços que o gay afeminado não consegue e que agora ele pode ficar na roda de homens héteros sem ser discriminado”. Essa declaração foi tomada como homofobia internalizada pelos internautas.
Chavoso respondeu essa questão com a seguinte declaração: “Para quem tá perguntando onde estava a difamação no post: não tenho problema nenhum com a foto. Eu mesmo que mandei ela pra um jornal que me entrevistou. A difamação tá na exposição com deboche e intenção de ridicularizar seguida de comentários cheios de racismo recreativo e homofobia. Ao fim de toda a polêmica, Thiago colocou a foto em seu perfil no X e disse “Essa foto é motivo de orgulho pra mim, não de vergonha. Feliz pelo Thiago de 16 anos que sobreviveu à homofobia fazendo carão”.