Sétima edição do Calendrag é lançada no Museu Nacional no dia 22 de novembro em Brasília

Como forma de celebrar a criatividade que inspira a cultura LGBTQIA+, o Distrito Drag lança no próximo dia 22, o Calendrag 2024. O lançamento da publicação acontecerá no auditório do Museu Nacional da República, a partir das 19h, com entrada gratuita. Para a sétima edição do calendário, o tema escolhido é “Arte surrealista e cultura drag”.

Para os ensaios que ilustram cada mês da publicação, o Distrito Drag convidou artistas que são destaque na arte LGBTQIA+ em todo o País: Gal Maria, Adora Black, Petra Peròn, Danny Cowlt, Botânika Bitch, Larissa West, Hellena Borgys, Don Valentim, DesiRée Beck, Aimée Lumière, Luna Lovegroo, Vanilla Jezz, Crystal Monroe, Ysadora Davina, Pérola Negra e Henriel Menezes

A direção artística do Calendrag 2024, que tem na capa uma das pioneiras da arte transformista no DF, a cantora Gal Maria, é assinada por Christus Nóbrega, Victor Baliane, Nágila GoldStar e Mary Gambiarra e a direção geral é de Ruth Venceremos e Thiago Sabino. A arte surrealista, presente no tema desta edição, foi trabalhada pelos fotógrafos Pedro Lacerda, George Lucas, Junior Telles, Alex Santana, Thiago Sabino, Yago Moreira e Junior Telles.

A cada ano o coletivo busca inspiração em um tema ligado à arte como ferramenta transformadora. Para Ruth Venceremos, diretora do Distrito Drag, assim como o surrealismo, a arte drag é uma expressão artística de vanguarda que valoriza a liberdade de criação. “A força da arte transformista e o fato de nos inspirarmos em obras de mulheres surrealistas foi algo que se conectou muito bem com o nosso fazer artístico”, explica Ruth.

No palco do auditório, o lançamento do Calendrag receberá as performances das drag queens Carrie Myers, Ginger Mc.Gaffney, Licorina Imperia e Linda Brondi. Já a apresentação ficará por conta de Mary Gamnbiarra.

Serviço

Lançamento do Calendrag 2024
22 de novembro, às 19h
No auditório do Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul, Lote 2)
Entrada gratuita
Classificação etária: 14 anos

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!